Educação infantil
Ao organizar sua proposta de trabalho para a Educação Infantil, o CIAC teve um cuidado especial para a construção de uma ação educativa que trabalhasse com a criança em sua globalidade.

O trabalho do Professor
O desenvolvimento das atividades depende diretamente da ação docente. É o professor quem organiza a dimensão interativa, contextualizando o saber e o aprender.
São fundamentais as ações planejadas dos professores, construindo projetos educativos de qualidade que se comprometem com práticas educativas eficazes e que respondem as demandas das idades.

O trabalho do aluno
Os alunos da Educação Infantil são envolvidos em ações que permitem o desenvolvimento de uma imagem positiva de si, descobrindo e conhecendo seu próprio corpo com possibilidades e limitações.
As crianças são estimuladas a observar e a explorar o ambiente e a utilizar as diferentes linguagens (corporal, plástica, oral, escrita e musical) com diferentes intenções e em diferentes situações de comunicação. Nas diversas situações, aprendem a expressar suas ideias, sentimentos, necessidades e desejos, avançando no processo de construção de significados.
Por meio do brincar, conhecem e exploram manifestações culturais, expressam emoções e pensamentos, demonstrando respeito e aprendendo a valorizar o que é diverso.

Avaliação
Considerando que as crianças possuem modos próprios de interagir com o mundo e que cabe à escola proporcionar um ambiente escolar onde a infância pode ser vivida em sua plenitude, um espaço para a vida, para a vivência das emoções e dos afetos, para os conflitos, confrontos e encontros, para a ampliação do repertório vivencial e cultural próprios das idades, a avaliação na Educação Infantil não tem objetivo de promoção e será realizada mediante acompanhamento e registro do desenvolvimento da criança, em ficha avaliativa e visa
diagnosticar, promover e acompanhar o desenvolvimento da criança em todos os aspectos.