Ensino Médio
Na elaboração da proposta de trabalho para o Ensino Médio, o CIAC, além de enfatizar o desenvolvimento de conhecimentos, considera as necessidades formativas que um cidadão precisa para enfrentar as mudanças culturais presentes na vida social e nos perfis profissionais de trabalho da contemporaneidade.

O trabalho do Professor
O trabalho do Professor oferece subsídios aos processos de ensino e aprendizagem através de uma base sólida de conteúdos que permite aos alunos a autonomia intelectual. Assim, as ações didáticas são dinamizadas com diversas atividades para apoiar e orientar a aprendizagem dos alunos.

O trabalho do Aluno
Para haver uma efetiva apropriação e significação dos conteúdos trabalhados, os alunos são instigados a pensar, refletir e hipotetizar sobre os assuntos.
Ao considerar que estamos diante de uma sociedade da informação, os alunos não necessitam somente de mais informações, mas precisam aprender a organizá-las, interpretá-las e dar-lhes sentido.
O aluno, ao assumir seu papel de estudante, reconhece a necessidade da aprendizagem contínua e de desenvolvimento autônomo, sendo o principal responsável para gerir sua vida estudantil.
É fundamental, portanto, disciplina e organização na rotina de estudos.

Avaliação
O ato de avaliar constitui-se no processo ação-reflexão-ação em que o professor redireciona o ensino no sentido da aprendizagem.
O processo de avaliação do desempenho escolar dos alunos permite:
- ao professor - redimensionar a sua intervenção no processo de ensino, rever metodologias, criar novas estratégias;
- ao aluno - acompanhar o desempenho de sua trajetória escolar, identificar as suas conquistas e avanços, rever seus pontos de excelência e seus pontos de melhoria para reorganizar seu próprio estudo;
- à escola - pensar e reorganizar o seu currículo e as suas práticas educativas;
- aos pais - conhecer a prática pedagógica dos professores, acompanhar e orientar o desenvolvimento escolar de seus filhos.
É considerado aprovado ao ano subsequente o aluno que, ao final do ano letivo, tiver obtido:
I – o mínimo de 60% (sessenta por cento) de aproveitamento em cada disciplina nas avaliações e nas recuperações a que tiver direito;
II – a frequência mínima de 75 % (setenta e cinco por cento) do total de horas letivas e atividades do ano.

Disciplina Master
As disciplinas “Master” são aulas de aprofundamento e preparação para o 
Exame Nacional do Ensino Médio e diferentes vestibulares com foco nas diferentes áreas do conhecimento.

Aulas Especiais
Aos sábados, são oferecidas aulas de treinamento intensivo para o ENEM.